top of page

As 3 mensagens de Linus após divulgar o Linux

Caso você tenha lido a historia do Linux que foi postada no blog ou já tenha essa conhecimento vindo de fora, você sabe que quando Linus Torvalds divulgou o seu sistema operacional Linux, ele divulgou junto algumas mensagens para explicar para as pessoas sobre o que o seu trabalho tratava.

Veja a seguir essas mensagens:

Mensagem 1 – 03 de julho de 1991

From:torvalds@klaava.Helsinki.FI (Linus Benedict Torvalds) Newsgroup: comp.os.minix Subject: GCC-1.40 and a posix question Message-ID: 1991Jul13, 100050.9886@klaava.Helsinki.FI Date: 3 Jul 91 10:00:50 GMT

Hello netlanders,

Devido a um projeto que estou trabalhando (em minix), estou interessado na definição padrão posix. Alguém poderia me indicar onde acho as regras posix em formato legível pela máquina (de preferência)? Sites ftp seriam bacanas.

Linux Torvalds torvalds@kruuna.helsinki.fi

Mensagem 2 – 25 de agosto de 1991

From:torvalds@klaava.Helsinki.FI (Linus Benedict Torvalds) Newsgroup: comp.os.minix Subject: What would you like to see most in minix? Summary: small poll for my new operating system Message-ID: 1991Aug25, 20578.9541@klaava.Helsinki.FI Date: 25 Aug 91 20:57:08 GMT Organization: University of Helsinki.

Olá a todos que usam minix-

Estou criando um sistema operacional (livre) (apenas como hobby, não será grande e profissional como o gnu) para clones AT 386(486). Estou me preparando desde abril, e está começando a tomar forma. Gostaria de receber qualquer feedback de coisas que as pessoas gostam ou não gostam no minix; como meu SO se assemelha um pouco (algum layout físico no sistema de arquivos devido a razões práticas) além de outras coisas.

Eu já portei o bash (1.08) e o gcc (1.40), e as coisas parecem estar funcionando. Isso implica que eu terei algo em prática em alguns meses, e gostaria de saber que recursos a maioria das pessoas quer. Quaisquer sugestões são bem-vindas, mas eu não prometo implementá-las :)

Linux Torvalds torvalds@kruuna.helsinki.fi

PS. Sim – ele está livre de qualquer código minix, e tem um fs de multithread. Ele não é portável (usa chaveamento de tarefas, etc. 386) e provavelmente nunca será compatível com nada além de discos rígidos AT, pois isso é tudo que eu tenho :-).

Mensagem 3 – 05 de outubro de 1991

From: torvalds@klaava.Helsinki.FI (Linus Benedict Torvalds) Newsgroups: comp.os.minix Subject: Free minix-like kernel sources for 386-AT Message-ID: Date: 5 Oct 91 05:41:06 GMT Organization: University of Helsinki

Você suspira pelos melhores dias do minix-1.1, quando os homens eram homens e escreviam seus próprios drivers para os dispositivos? Você está sem um projeto legal e morrendo de vontade de fincar os dentes em um SO que você possa modificar de acordo com suas necessidades? Você está achando frustrante quando tudo funciona do minix? Sem ter que ficar mais a noite toda para ter um programa estiloso funcionando? Então esta mensagem pode ser exatamente para você :)

Como mencionei a um mês atrás(?), estou trabalhando em uma versão livre de um sistema similar ao minix para computadores AT-386. Ele finalmente alcançou um estado usável (embora não esteja dependendo do que você quer) e estou querendo liberar os fontes para ampla distribuição. Está apenas na versão 0.02 (com +1 patch (muito pequeno)), mas eu executei com sucesso bash/gcc/gnu-make/gnu-sed/compress etc nele.

Os fontes deste projeto podem ser achados em nic.funet.fi (128.214.6.100), no diretório /pub/OS/Linux. O diretório também contém alguns README e um par de binários para trabalhar sobre o Linux (bash, atualizado, e gcc – o que mais você pode querer?). :-) O fonte completo do kernel está disponível. Como no Minix, o código pode ser utilizado. As fontes das bibliotecas são parcialmente livres, então eu não posso distribuí-los atualmente. O sistema, como está, pode ser compilado e sabe-se que ele funciona. Os fontes para os binários (bash e gcc) podem ser encontrados no mesmo servidor, em /pub/gnu.

[…]

Estou interessado em ouvir alguém que tenha escrito qualquer utilitário/biblioteca para o Minix. Se seus produtos forem livremente distribuídos (sob licença ou domínio público), gostaria da sua autorização, para adicioná-lo ao sistema.

[…]

Linus

[...]

fonte: https://www.ufrgs.br/soft-livre-edu/3-mensagens-de-linus/


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2017 - Linux Tech - GSO

bottom of page